Pesquisar na Oficina dos Miminhos

Enxoval de bebé e muito mais!!!

No espaço For Baby's & Child's da Oficina dos Miminhos da Rute, encontra desde fraldas a jogos de lençois, malinhas a porta documentos...
Visite já e veja a variedade de artigos pintados à mão para os mais pequenos...

2 de novembro de 2006

Onde "nasceu"? E, o que é?

A decoupagem é uma técnica nascida em Itália por volta do ano 1600 e que foi levada para França, aonde se desenvolveu, se tornou conhecida e de onde vem o seu nome, que signica "colar" (cortar e colar).
Esta técnica consiste na decoração de objectos com figuras recortadas em papel ou até mesmo em tecido.
O papel utilizado pode ser muito variado, desde o simples guardanapo de papel, papel de revistas, fotocópia, papel de embrulho, até fotografia.
As superfícies aonde podem ser colados são as mais variadas possíveis: madeira, cartão, tecido, vidro, metal, cerâmica, velas.
Basicamente prepara-se a base da superfície da peça aonde pretendemos colar a figura recortada, impermeabializando se necessário e pintando, ao que se procede á aplicação das figuras recortadas e depois ao seu envernizamento (em várias demão de verniz) que, para além de proteger a figura recortada irá dar á superficie um aspecto final o mais liso possível de modo a que o aspecto final pareça que a figura recortada é pintada e não colada. É este o objectivo deste técnica: a decoupagem bem feita parece uma pintura.
Pode-se também enriquecer a decoupagem de uma peça com outra técnicas como por exemplo o envelhecimento ou o craquelado.

Sem comentários: